fbpx

O workshop Vivendo a Comunicação Não Violenta (VCNV) é o nosso espaço mensal de troca, aprendizado e construção de comunidade local de prática e convivência permeada pela consciência CNV. A escolha do nome, portanto, tem a ver com essa intenção. A cada mês, o encontro tem um tema diferente para que possamos focar e aprofundar com o cuidado necessário ao aprendizado e a nossos processos internos, que quem já conhece sabe que são “movidos” pelos convites da CNV!

Jogos de conexão para mergulhar nos fundamentos da CNV

Em nosso primeiro encontro, vamos experimentar na prática como os elementos fundamentais da CNV nos apoiam a estabelecer conexão com nós mesmos e com os outros, através de dinâmicas em grupo e jogos com os baralhos de CNV!

Vamos aprender diferenciações chaves e atitudes que revolucionam completamente a maneira como lidamos com nossas emoções e impactam nossa comunicação.

Todes são bem-vindes independente da experiência que tenham em CVN! Os jogos nos proporcionam o ambiente ideal para que possamos trocar e aprender uns com os outros. 😉

O poder da empatia: escutando os outros e a nós mesmos

No encontro de novembro, vamos mergulhar na Empatia! Navegaremos em práticas que vão desde o corpo à linguagem e que promovem conexão com os outros e com nós mesmos.

A intenção é desenvolver o músculo da empatia para sermos capazes de acolher a nós mesmos transformando nossos estados emocionais, sobretudo em momentos desafiantes e fazer escolhas mais conscientes, em lugar de reagir, em nossas interações com os outros.

Todes são bem-vindes independente da experiência que tenham em CVN! Em nosso planejamento, optamos por práticas que promovem inclusão e aprendizado através das trocas de experiências e escuta! 

Autenticidade e Honestidade: como agir diante dos convites e eventos de final de ano?

No encontro de dezembro, vamos mergulhar nos desafios que se apresentam nos convites e reuniões de final de ano. “Amigos-secretos”, jantares em família,  festas da firma. O que fazer quando não queremos participar? Como comunicar nossas preferências e desconfortos? Como bancar nossa verdade diante das expectativas e imposições culturais?

A intenção é refletirmos juntos, praticar e encontrar caminhos de mais cuidado, para nós mesmos e para as outras pessoas. Aprendermos a contribuir sem nos desrespeitar, aprendermos a fazer escolhas e comunicar o que cuida de nós, ainda que cause desconforto nos outros. Nós já estamos animadas, e você? 🙃

Todes são bem-vindes independente da experiência que tenham em CVN! Em nosso planejamento, optamos por práticas que promovem inclusão e aprendizado através das trocas de experiências e escuta! 

O que fizemos com nossos sonhos: nossas escolhas na perspectiva das necessidades humanas universais

No encontro de janeiro, vamos mergulhar em nossas escolhas de vida, a partir da perspectiva da Comunicação Não Violenta. Sejam elas pessoais ou profissionais, por que fazemos o que fazemos? O que deixamos de lado, ao longo de nossas vidas e como isso nos impacta? Será que vale a pena resgatar sonhos do passado? Por que? Como eles mexiam ou mexem comigo?

A intenção é refletir e praticarmos juntos para começar o ano abrindo portas e tomando decisões mais cuidadosas para nossas vidas! Nós estamos muito animadas para tudo que queremos construir em 2024, e você? 🙃

Todes são bem-vindes independente da experiência que tenham em CVN! Em nosso planejamento, optamos por práticas que promovem inclusão e aprendizado através das trocas de experiências e escuta!

Intenção X Impacto: o que nos move a fazer o que fazemos é diferente das consequências de nossas ações

No encontro de fevereiro, vamos aprender a importância de diferenciar a intenção por trás do que fazemos, dos impactos de nossas ações uns sobre os outros. Também vamos praticar e compreender o que é fundamental que aprendamos a fazer para que possamos estar presentes com o outro em conversas sobre reconhecimento de impacto e porque esta atitude é fundamental no cuidado das relações e reparação de vínculos. 🙃

Todes são bem-vindes independente da experiência que tenham em CVN! Em nosso planejamento, optamos por práticas que promovem inclusão e aprendizado através das trocas de experiências e escuta!

Jogo Chacal X Girafa: praticando a consciência CNV com diversão!

No encontro de março, vamos praticar as maneiras de estabelecer conexão com a CNV: empatia e expressão honesta, a partir de situações inusitadas! 

Inspiradas pelo jogo “Girafas e Chacais”, vamos colocar em ação  nossas habilidades, experimentando como é se expressar e escutar, a partir da consciência CNV (representada pela girafa) e maneira habitual (representada pelo chacal). As dinâmicas serão em grupo e vão explorar também nossa “veia artística” ao nos convidar a representar diferentes personagens e histórias! Nós já estamos animadas por aqui, e você? 🙃

Todes são bem-vindes aos encontros mensais do “Vivendo a CNV”, independente da experiência que tenham em CVN! Em nosso planejamento, optamos por práticas que promovem inclusão e aprendizado através das trocas de experiências e escuta!

Escutar muda tudo: fortalecendo os músculos da empatia!

No encontro de abril, vamos navegar no poder da escuta para a gestão de nossas próprias emoções e para a construção de confiança: em nós mesmos e em nossas relações.

Através de experiências práticas, vamos repensar aprendizados e comportamentos e desenvolver recursos, nos seguintes temas:

  • O problema da ausência de escuta 
  • A escuta no apoio emocional 
  • Escutando msgs desafiantes
  • Transformando a reatividade com a empatia
 

Todes são bem-vindes aos encontros mensais do “Vivendo a CNV”, independente da experiência que tenham em CVN! Em nosso planejamento, optamos por práticas que promovem inclusão e aprendizado através das trocas de experiências e escuta!

A intenção por trás de tudo que fazemos: aprofundando nas necessidades humanas universais

No encontro de junho, vamos explorar o contato com as necessidades humanas universais – aquilo que nos motiva a fazer tudo que fazemos – para ampliarmos nossa capacidade de:

  • Reconhecê-las com mais facilidade e fluidez;
  • Criar intimidade com elas para que possamos fazer melhores escolhas de cuidado e satisfação;
  • Compreender o que está por trás das ações e comportamentos que nos desagradam em nós mesmos e nos outros;
  • Escutar e ativar nossa criatividade na criação de estratégias para nutrir nossas próprias vidas!
     

Faremos toda essa exploração através de dinâmicas em grupo e jogos com os baralhos de CNV! E lembrando que todes são bem-vindes em nosso workshop mensal, independente da experiência que tenham em CNV. Nós criamos um ambiente ideal para que possamos trocar e aprender uns com os outros. 😉

A essência da Expressão Honesta versus o "uso" da CNV

O que realmente queremos comunicar aos outros? Na prática da CNV, muitas vezes confundimos o significado da expressão honesta e caímos na armadilha de que basta usar elementos como sentimentos e necessidades em nossas falas que estaremos vivendo (ou usando) a CNV.

No encontro de agosto, vamos mergulhar na essência dessa maneira de nos expressar a que a CNV nos convida, compreendendo que ela está intimamente conectada com nossa verdade ou “aquilo que realmente queremos comunicar ao outro”. E, portanto, quando se torna comunicação, expressa também nossa vulnerabilidade e passa pela tomada de responsabilidade sobre a satisfação de nossas próprias necessidades.

Faremos essa exploração através de dinâmicas individuais e em grupo com o uso dos baralhos de CNV! Lembrando que todes são bem-vindes em nosso workshop mensal, independente da experiência que tenham em CNV. Nós criamos um ambiente ideal para que possamos trocar e aprender uns com os outros. 😉

Para quem é o VCNV?
O workshop Vivendo a CNV é para você que:
  • Quer vivenciar seus relacionamentos com mais autenticidade e cuidado.
  • Quer conhecer e desenvolver habilidades de comunicação que impactem positivamente suas relações e apoiem na resolução de conflitos com mais cuidado e conexão.
  • Compreende que uma comunicação assertiva e cuidadosa é fundamental para cuidar das relações e criar ambientes de confiança e colaboração, sejam na vida pessoal ou profissional.
  • Quer praticar a CNV em comunidade e seguir desenvolvendo suas habilidades socioemocionais e de comunicação.
  • Quer integrar uma rede de pessoas dispostas a transformar a maneira como se relaciona e se comunica, criando espaços de segurança emocional, onde podemos ser quem somos sem medo de críticas e julgamentos. Ao contrário, onde podemos experimentar apoio e aceitação!
Quando e Onde?

Nosso próximo workshop acontecerá no dia 31 de agosto de 2024, sábado das 9 às 12:30

O espaço que irá nos receber é a Vila de Gaia, que fica na Rua Rio de Janeiro, 694 – Pituba, em Salvador-BA 

Nosso grupo irá se reunir no salão Lírio, mas não se preocupe, ao chegar na Villa, você será orientado direitinho sobre como nos encontrar!

Como faço para participar?

Valor: R$50 a R$120 (entenda abaixo)

Nós conhecemos a situação econômica atual do país, e queremos que você saiba que ela também tem impactado a realização de nossas atividades. O poder aquisitivo diminuiu no geral e os valores que pedíamos antes da pandemia para acesso aos nossos cursos e workshops, parece, hoje, desafiador para muitas pessoas. Então, decidimos trazer uma prática de CNV para esta experiência presencial, em que nosso foco principal é nutrir a continuidade do espaço e a formação de comunidade ao logo do tempo. A gente quer apoiar a inclusão e ao mesmo tempo a sustentabilidade econômica do projeto. Vamos contar o que pensamos ser uma contribuição justa, não apenas para cobrir os custos de realização do evento (espaço, transporte e materiais), mas também para remunerar nossa experiência como facilitadoras, nosso tempo de dedicação a planejar e conduzir o workshop e contribuir com os gastos estruturais que você não vê (plataformas digitais, impostos, etc.). E pedimos para que você reflita sobre quais são as suas necessidades nesta situação. Você pode se perguntar: O que ganho ao participar deste workshop/deste grupo? Que necessidades seriam cuidadas? O que eventualmente poderia ficar ameaçado ao contribuir com o valor justo? O que está precisando da minha atenção neste momento? Que valor poderia oferecer que cuidaria disso e ao mesmo tempo me permitiria oferecer meu reconhecimento e contribuição às organizadoras/facilitadoras?

Acreditamos que o valor de R$120 seria uma contribuição ideal para cuidar de tudo que descrevemos acima, para participação em uma atividade com duração de 3h conosco, como o workshop VCNV. Ao mesmo tempo, calculamos algo em torno de R$50, como valor mínimo sugerido para cobrir apenas os custos de realização deste evento.

Agora, o convite é para que você decida com qual valor pode e quer contribuir entre R$50 e R$120, considerando nossas necessidades e também as suas. Você não precisa explicar sua decisão, apenas fazer a transferência do valor escolhido para o PIX (CPF):  01192802560 e enviar o comprovante para o whatsapp: (11) 992722728.

Alternativamente, você pode fazer o pagamento através de crédito, clicando no botão abaixo. Ao clicar, poderá digitar o valor da sua contribuição e seguir com o pagamento normalmente. 

Se você quer muito participar das nossas atividades e o valor de R$50/encontro ainda for impeditivo para você, entre em contato conosco. Estamos dispostas a descobrir juntas alguma maneira em que você possa nos apoiar para viabilizar sua participação.

Conheça melhor as facilitadoras do VCNV!
Thayna Meirelles e Marci Sousa

Thayna é Treinadora certificada pelo centro internacional de CNV, phD, escritora, terapeuta certificada em Focalização, facilitadora de diálogos e mediadora de conflitos. Fundou a Konekti como forma de exercer sua missão de contribuir para uma sociedade com mais empatia, autenticidade, liberdade e cuidado. Sua trajetória trabalhando com empatia e com a Abordagem Centrada na Pessoa iniciou em 2011, quando se tornou voluntária do Centro de Valorização da Vida.

Marci é Facilitadora de Comunicação Não Violenta, formada na primeira turma do curso de Formação Konekti em CNV. Pesquisadora de parentalidade, em processo de certificação como educadora Parental em Disciplina Positiva pela Positive Association. É Facilitadora de círculos de construção de paz, mãe do Noah e do Nolan, seus mestres de CNV. Buscou a Comunicação Não Violenta como apoio na educação dos filhos e nessa busca encontrou seu propósito de vida: viver e partilhar a CNV como caminho de conexão, cuidado e transformação nas relações.

Conheça alguns depoimentos sobre o nosso trabalho com a CNV!

Receba nossa Newsletter

Quer receber conteúdo grátis sobre Comunicação Não Violenta direto na sua caixa de e-mail? Cadastre-se: