Apesar de não ser pré-requisito, nem obrigatória na formação dos facilitadores de Comunicação Não Violenta, a certificação internacional existe como um processo que apoia a formação de uma comunidade crítica de formadores qualificados e comprometidos a usarem a CNV na criação de um mundo pacífico, justo e sustentável. Esta foi a visão de Marshall Rosenberg, ao sistematizar a CNV, e que hoje é compartilhada pelo Centro Internacional de CNV (CNVC), instituição fundada por ele e responsável pelo processo de certificação, e pelos formadores já certificados.
Ao formar treinadores qualificados e em consonância com a visão da CNV proposta por Marshall Rosenberg, a Certificação Internacional também se propõe a preservar e proteger a integridade dos processos e consciência propostas pela CNV.
O caminho para a certificação está fundamentado nos pilares conhecer, viver e compartilhar a CNV. É necessária uma jornada prévia através destes pilares para entrar com o registro oficial como candidato à Certificação junto ao CNVC e através do trabalho conjunto com assessores para o processo.
A trajetória está composta pela apresentação e organização de materiais que demonstrem conhecimento, vivência e partilha competente da CNV, em etapas descritas em detalhe no Pacote de Preparação para Certificação.
Ao mesmo tempo, é necessário ter em vista o número reduzido de assessores disponíveis ou mesmo a ausência deles em alguns países*, como por exemplo o Brasil. Portanto, há um estimulo para que os interessados na certificação iniciem seus processos na companhia de outros treinadores certificados, que atuariam como seus mentores e futuramente seriam uma ponte entre o candidato e o assessor, facilitando assim o processo de certificação.
*Você também pode buscar um assessor para o processo, em qualquer país do mundo, considerando o idioma que é capaz de falar e compreender, sua disponibilidade para viagens, sua preferência por um acompanhamento em grupo ou individual, dentre outras condições.
Thayna vive e compartilha a Comunicação Não Violenta desde 2017. É fundadora e facilitadora principal da Konekti e concluiu sua certificação pelo Centro internacional de CNV em 2022.
Está engajada em contribuir para que o processo de certificação em CNV seja mais acessível no Brasil e em português, motivo pelo qual decidiu estruturar uma mentoria para futuros candidatos e planeja se tornar assessora para o processo em um futuro possível.
Inspirada pela sua própria jornada, em que foi acompanhada individualmente por um mentor (desde um ano e meio antes de iniciar o trabalho com sua assessora), e ao mesmo tempo compartilhou aprendizados, recursos e suporte com outros candidatos à certificação, desenhou um processo de acompanhamento em comunidade fundamentado no dar e receber feedbacks.
Thayna também é terapeuta certificada em Focalização pelo Instituto internacional de Focalização, facilitadora de diálogos e círculos restaurativos e mediadora de conflitos. Atualmente, cerca de 4500 pessoas já passaram por suas partilhas, cursos e treinamentos. Criou o projeto CNV Ilustrada e é autora do primeiro livro da coleção que tem como objetivo compartilhar os conteúdos de CNV em uma linguagem lúdica e, portanto, ampliar sua acessibilidade a novos públicos.
Encontro entre pares
Frequentados e organizados pelos próprios interessados na certificação. Acontecem 2x por mês, para promover a constância dos estudos e práticas e fomentar um ambiente de confiança e apoio mútuo.
PODs são grupos de encontro entre os participantes da mentoria e visam o apoio ao desenvolvimento de cada pessoa nas 3 áreas: conhecer, viver e compartilhar a CNV, a partir da troca de experiências e apoio em grupo. Os encontros são organizados de maneira autônoma pelos próprios participantes (dias e horário dos encontros, atividades a serem realizadas), a partir da orientação na mentoria em grupo. A recomendação é que cada POD tenha no mínimo 3 participantes e no máximo 5 para um melhor aproveitamento do tempo durante os encontros.
Curiosidade: o termo POD foi escolhido pelo assessor Jim Manske e tem origem nos agrupamentos de baleias.
Mentoria + Escuta individual
Encontro focado no desenvolvimento pessoal. Acontece 2x por mês e envolve o uso de diferentes abordagens, recursos e ferramentas com o objetivo de superar aquilo que nos impede de viver na consciência CNV.
O foco da mentoria individual, que acontece 2x/mês, em encontros de 1h cada, é transformar aquilo que te impede de viver a consciência CNV no seu dia a dia, com o apoio da Thayna.
Ao longo de sua jornada na CNV, como praticante e facilitadora, Thayna mergulhou naquilo que nos impede de deixar de lado o paradigma do “certo x errado” e acessar os recursos que aprendemos com a CNV para por exemplo, manter a presença em meio as conversas desafiantes e aos conflitos. Uniu então a CNV com outras abordagens, como a Focalização e o Sistema da Família Interna em uma forma de acompanhamento individual única que facilita o desenvolvimento da compaixão e harmonia internas para promover a transformação de nossos padrões automatizados de comportamento.
*Você também poderá usar este espaço para tirar dúvidas e pedir apoio a respeito de temas como a organização dos materiais requisitados para a certificação, a construção de atividades para facilitação de CNV, etc. Mas apenas se houver uma necessidade específica e individual, já que trabalhar essas temáticas é um dos focos do grupo de desenvolvimento – o encontro mensal em que todos os candidatos se reúnem com a mentora.
Mentoria em grupo
Reúne todos participantes do programa de mentoria, 1x por mês. Para explorar desafios, trocar experiências e feedbacks e celebrar escolhas e aprendizados sobre o conhecer, viver e compartilhar CNV, em comunidade.
A mentoria em grupo é o espaço para troca de experiências e pedidos de apoio e orientação em relação aos temas como: facilitação de grupo e construção de atividades de CNV, organização dos materiais para a certificação, acompanhamento de pessoas individualmente usando a CNV, projetos individuais, possíveis desafios enfrentados no POD, dentre outros. Bem como para a promoção da troca de feedbacks entre mentora e participantes e participantes entre si. Em alguns dos encontros, o encontro em comunidade é focado na troca de feedbacks sobre a produção do portfólio de certificação e construção do plano de ação de cada participante para os meses seguintes.
Todos os inscritos no programa de mentoria para a Certificação Internacional, ganham acesso ao:
Todo o processo de mentoria em comunidade se baseia na troca de Feedback entre os participantes e a mentora. Portanto, é imprescindível aprender a dar e receber Feedbacks com abertura e como oportunidade de aprendizado e desenvolvimento.
É necessário atender alguns pré-requisitos para entrar no grupo da mentoria. Então, você pode começar preenchendo o formulário abaixo. Após preenchimento, faremos a análise das respostas e entraremos em contato, em até 15 dias, para agendamento de entrevista (caso preencha os requisitos) ou recomendações de outros cursos e atividades que poderão te apoiar a alcançá-los.
*Sobre os valores de investimento:
Os alunos que atualmente estão em mentoria com a Thayna passaram por cursos e formações anteriores com ela ou outras facilitadoras da Konekti. Embora este não seja um pré-requisito, há uma recomendação pois assim nós podemos conhecer você mais de perto e você pode conhecer o jeitinho Konekti de compartilhar CNV, escolhendo se faz realmente sentido para você. Acreditamos que esse alinhamento é fundamental para tornar o trabalho conjunto efetivo e prazeroso.
Assista o vídeo para entender como a mentoria se insere no processo de certificação!
Dúvidas e informações, escreva um e-mail para: ola@cnvkonekti.com
Ou envie um WhatsApp para: (11) 99272.2728.
Ilustrações do site por @polli_qramos
Konekti. Todos os direitos reservados. 2021.